Brasil vence a Turquia no vôlei feminino e conquista o bronze em Paris 2024
A seleção brasileira feminina de vôlei, comandada por Gabi e Thaísa em quadra e José Roberto Guimarães fora dela, é medalha de bronze nos Jogos Olímpicos Paris 2024. Na disputa pela medalha, o Brasil derrotou a Turquia por 3 sets a 1.
O treinador precisou recuperar o ânimo do elenco após a derrota na semifinal após declarações de desânimo de Thaísa e Gabi, duas lideranças da seleção. E deu certo!
No primeiro set, o Brasil venceu as turcas por 25 a 21. Após erros e deixar a seleção rival abrir vantagem, o Brasil recuperou e fechou em 26 a 24.
No terceiro set, a Turquia venceu por 25 a 22.
No quarto set, o Brasil abriu boa vantagem desde o meio do set e só precisou administrar o resultado. O placar terminou em 25 a 15.
Trajetória de sucesso
A campanha em Paris da seleção brasileira começou bastante promissora, com três vitórias na fase classificatória contra Quênia, Japão e Polônia. Todos por 3 sets a 0.
O placar se repetiu nas quartas de final contra a República Dominicana. Mas na semifinal o Brasil enfrentou a seleção dos Estados Unidos e perdeu.
Nas últimas oito edições dos Jogos Olímpicos, a seleção brasileira conquistou medalha em seis. São duas de ouro (Londres 2008 e Pequim 2012), uma de prata (Tóquio 2020) e três de bronze (Atlanta 1996, Sidney 2000 e Paris 2024).
Quatro das conquistas com o treinador José Roberto Guimarães no comando da equipe, que também é ouro com a equipe masculina em Barcelona 1992.