Bolsonaro deve ter participado da tentativa de golpe, diz Lula
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, sem citar o nome, que Jair Bolsonaro “não estava preparado para sair” da Presidência da República e que “deve ter participado” da construção da tentativa de golpe no país. A declaração foi dada durante uma entrevista nesta quinta-feira (8) a uma rádio. O ex-presidente e diversos aliados são alvo de operação da Polícia Federal.
“As pessoas precisam aprender: eleição democrática, a gente perde e a gente ganha. Quando a gente perde, a gente lamenta. Quando a gente ganha, a gente toma posse e governa o país. O cidadão que estava no governo não estava preparado para ganhar, para perder e não estava preparado para sair. Tanto é que não teve nem coragem […] e foi embora para os Estados Unidos. Ele deve ter participado da construção dessa tentativa de golpe. Vamos esperar as investigações”, afirmou Lula.
O presidente relatou esperar da PF uma operação “mais democrática o possível” e que “não haja nenhum abuso”. “Obviamente, tem muita gente envolvida. Tem muita gente que vai ser investigada. Houve a tentativa de golpe, uma política de desrespeito à democracia, houve uma tentativa de destruir uma coisa que construímos há tantos anos, que é o processo democrático. Essa gente tem que ser investigada. Temos que saber quem financiou, quem pagou, quem financiava aqueles acampamentos. Para que a gente nunca mais permita acontecer o que houve no 8 de janeiro”, defendeu.
Bolsonaro é um dos alvos da operação que a Polícia Federal realiza na manhã desta quinta-feira (8) em dez estados para apurar a participação de pessoas na tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado democrático de Direito, para obter vantagem de natureza política com a manutenção do ex-chefe do Executivo no poder. Foi determinada a apreensão do passaporte do ex-presidente, e os agentes aplicaram outras medidas restritivas a ele.