BBB24: Ministério Público irá investigar racismo contra Davi
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) instaurou um procedimento para apurar práticas racistas que estariam sendo cometidas contra Davi Brito, participante do Big Brother Brasil (BBB₂₄). A informação foi divulgada pelo órgão nesta terça-feira (12).
A ação foi protocolada por meio da Promotoria de Justiça de Combate ao Racismo na última segunda-feira (11). Conforme divulgado pelo MP, as ofensas racistas estariam sidos proferidas contra Davi nas redes sociais.
Conforme a promotora de justiça Lívia Sant’Anna Vaz, as empresas donas das redes sociais em que foram praticadas as falas racistas serão oficiadas para enviar informações dos perfis que teriam realizado o suposto crime.
O objetivo, segundo Vaz, é identificar os autores. “As pessoas têm ficado muito à vontade para manifestar ódio nas redes sociais, seja racial, de gênero, de orientação sexual, acreditando que estão na clandestinidade, que não serão descobertas”, disse a promotora no comunicado divulgado pelo órgão à imprensa.
“Nós temos os instrumentos jurídicos e tecnológicos para descobrir a autoria desse tipo de mensagem”, garantiu a promotora.
O MP, no entanto, não informou se as empresas dona de redes sociais — como a Meta, que responde pelo Facebook e Instagram, ou o X, antigo Twitter — já foram, de fato, oficiados ou qual é o prazo para envio dos documentos.
Davi é natural de Salvador, na Bahia.