Autoridades prestam homenagem ao ex-governador Amazonino Mendes
Manaus – O prefeito de Manaus, David Almeida e o governador Wilson Lima, foram algumas das autoridades que participaram, na tarde desta quinta-feira(16), do velório do ex-governador Amazonino Mendes que acontece no hall do Teatro Amazonas, no Centro histórico da capital, até a próximo sábado (18). O político morreu no último domingo, 12, em São Paulo (SP), em decorrência de problemas respiratórios.
Acompanhado pelos secretários municipais de Infraestrutura (Seminf), Renato Júnior, e de Comunicação (Semcom), Israel Conte, o prefeito de Manaus fez questão de destacar a importância política de Amazonino Mendes para o desenvolvimento do estado e da capital. Por isso, reiterou que a Prefeitura de Manaus irá prestar duas homenagens em pontos da cidade.
“Amazonino foi um visionário, um homem à frente do seu tempo. Ele foi prefeito de Manaus três vezes e vai receber homenagem como tal. O Parque ‘Gigantes da Floresta’ vai se chamar ‘Prefeito Amazonino’. Ele foi governador por quatro oportunidades e a maior avenida da zona Leste, que é a cara dele, pois cuidou muito dos pobres, a Autaz Mirim, passa a se chamar ‘Governador Amazonino Mendes’. Uma homenagem como prefeito e uma como governador, é o que a Prefeitura de Manaus vai fazer neste momento. Consultei a família e eles ficaram satisfeitos com a homenagem justa a um homem que trabalhou e realizou muito para este estado e a esta cidade”, enfatizou Almeida.
Ao ser questionado sobre o legado deixado pelo ex-governador do Amazonas, David Almeida frisou os feitos realizados durante os 40 anos de vida pública.
“Você olha para Manaus, tem o Hospital 28 de Agosto, as grandes obras, a UEA (Universidade do Estado do Amazonas), as grandes avenidas, a transformação que ele fez na saúde, na educação. O Amazonino foi muito grande e penso que desde a democratização, desde o regime militar, ele foi a maior de todas as lideranças. Ninguém alcançou e conquistou tanto espaço quanto ele. Ele veio de uma escola do Gilberto Mestrinho, teve os méritos próprios, a luz própria e se tornou o governante com mais tempo à frente do Governo do Estado e da Prefeitura de Manaus”, finalizou.
Para o senador Eduardo Braga, Amazonino já entrou para a história do Estado. “O legado que ele deixa é conhecido por todos. Não são só as obras que ele fez, mas o seu carinho e seu respeito para com os pobres e mais humildes. Ele mesmo dizia que tinha como objetivo a construção de uma escola política, e ele teve uma trajetória na história política do Amazonas”, disse.
Já o ex-secretário de Cultura, Robério Braga, destacou o legado de Amazonino no setor cultural que foi seguido pelos outros governantes.
Também estavam presentes no local, entre outros, o candidato a vice na chapa de Amazonino, Humberto Michiles, o ex-prefeito Alfredo Nascimento, os deputados Sinésio Campos e Adjuto Afonso, além do filho do ex-governador, Armando Mendes, que de todos recebeu condolências.
Fonte: D24AM