Aumento recorde na oferta de carne bovina no Brasil
Ao longo de 2023, os frigoríficos bateram recorde de produção de carne bovina no Brasil. Os números do são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com o IBGE, os abates de 2023 resultaram em 8,9 milhões de toneladas. É a maior produção já registrada pela indústria de carne bovina no Brasil.
Até então, o melhor resultado era o de 8,2 milhões de toneladas em um mesmo ano — alcançadas em 2019. Assim, o registro de 2023 é 8% maior que o recorde anterior.
Além disso, a produção de 2023 representa um crescimento de 11% sobre 2022. Desse modo, o setor privado aumentou a oferta em quase 1 milhão entre os dois anos.
Carne bovina para o Brasil
Atualmente, o país está entre os grandes fornecedores desse alimento para a humanidade. E a maior parte da produção nacional fica no mercado interno. O rebanho do país é de cerca de 230 milhões de toneladas, conforme registra a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Por volta de 7 de cada 10 kg de carne bovina produzidas no Brasil ficam no mercado interno, segundo as projeções da Conab. A estimativa oficial mostra que o brasileiro consome 31 kg desse alimento por ano, em média.
Fonte: Revista Oeste