Após episódio na Compensa, PM dá início a ‘Operação Águia’ em toda a capital
Na tarde desta sexta-feira (29/12), a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) iniciou uma nova fase da Operação Águia, intensificando o policiamento ostensivo e buscando a redução dos índices de criminalidade em Manaus. A operação se estenderá ao longo do final de semana, cobrindo todas as regiões da capital, com ênfase especial nas zonas norte e leste.
O Capitão Higor Jatahy, coordenador de operações do Comando de Policiamento Especializado (CPE) da PM, explicou que o objetivo da operação é prevenir crimes, inibindo ações infratoras como roubos e homicídios. A tropa especializada mobilizada está pronta para enfrentar o crime violento, proporcionando uma presença policial mais robusta e atuante.
A Operação Águia é uma ação contínua realizada ao longo de todo o ano, envolvendo medidas estratégicas, como barreiras policiais para abordagens a veículos e intensificação do patrulhamento. Além disso, a operação inclui ações de mapeamento das áreas mais críticas por meio de serviços de inteligência.
Diversas fases da operação têm como foco a redução de índices de homicídios, crimes praticados por motocicletas, diminuição de roubos e furtos, entre outras ocorrências. Participam ativamente da Operação Águia unidades especializadas do CPE, como a Rocam (Rondas Ostensivas Cândido Mariano), CIPCães (Companhia Independente de Policiamento com Cães), RPMon (Regimento de Policiamento Montado Coronel Bentes), COE (Companhia de Operações Especiais), Marte (Grupamento de Manejo de Artefatos Explosivos) e o 1º Batalhão de Policiamento de Choque.
Com a presença dessas unidades, a PMAM busca reforçar a segurança em áreas estratégicas, contribuindo para a prevenção e combate à criminalidade na capital amazonense.