AM: Rios mantêm tendência de estabilidade, mas com níveis ainda baixos para o período
O Serviço Geológico do Brasil (SGB) divulgou o 48º Boletim de Monitoramento Hidrológico, indicando estabilidade nos níveis dos rios da Bacia Amazônica. A pesquisadora em geociências do SGB, Jussara Cury, informou que algumas estações apresentaram pequenas variações, comuns nessa fase final da vazante.
“Iniciamos a semana com subidas menores no Rio Negro, em Manaus, e agora [ele] apresenta descidas. Mas de certa forma, essas oscilações fazem parte do processo de final de vazante, uma vez que os volumes que estão chegando nessa fase do Rio Negro são resultados das contribuições das regiões de cabeceira de semanas anteriores”, explicou Cury.
O Rio Negro, em Manaus, registrou uma pequena elevação, atingindo 13,22 metros. Entretanto, em São Gabriel da Cachoeira, no Alto Rio Negro, houve uma queda de 14 centímetros no início da semana, com a cota atual em 5,20 metros. Essa estação, geralmente, apresenta mínimas históricas em fevereiro, indicando uma tendência de diminuição nos níveis.
O Rio Solimões, em Manacapuru, também teve oscilações, com a cota divulgada no boletim em 3,54 metros. Cury destacou a recuperação do nível do Rio Solimões, atribuída às chuvas isoladas na região, consolidando-se nesta semana.
“Os prognósticos climáticos para a próxima semana na Bacia como um todo indicam chuvas distribuídas tanto na calha do Solimões quanto do Negro. Também apresenta recuperação no Madeira. Aliás, o Madeira tem mostrado subidas consideráveis, indicando recuperação nessa parte sul da Bacia do Amazonas”, concluiu Jussara Cury.