Agenor Tupinambá atinge mais de 1 milhão de seguidores após entregar capivara Filó ao Ibama
O influenciador Agenor Tupinambá, de 23 anos, conseguiu bater a marca de 1,1 milhão de seguidores no Instagram após repercussão do fato dele ter sido obrigado a entregar na última quinta-feira (27) a capivara “Filó” ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O jovem que mora no interior do Amazonas viralizou na internet após por mostrar vídeos de sua vida com o animal e foi multado em R$ 17 mil pelo Ibama, que exigiu a entrega de Filó.
Após dias tentando manter a amiga por perto, ele entregou o mamífero ao IBAMA e publicou um texto de despedida a Filó em que admite que aconteceram equívocos inconscientes e revela não ter ganho dinheiro com a popularidade do vídeo.
O caso ganhou repercussão nacional e foi comentado por alguns famosos como a autora de novelas da TV Globo, Glória Perez, que publicou um tweet nesta sexta-feira, 28, onde lamenta o desfecho que separou a Capivara Filó e o influenciador.
“Tinha que aparecer um espírito de porco para acabar com a felicidade deles. Denunciaram. O Ibama foi lá e confiscou a Filó”, disse Perez.
Tinha que aparecer um espírito de porco para acabar com a felicidade deles. Denunciaram. O Ibama foi lá e confiscou a Filó. pic.twitter.com/HRFFdPzZAo
— Gloria Perez (@gloriafperez) April 28, 2023
A amazonense e apresentadora do Rede BBB, Vivian Amorim, também usou as redes sociais para defender Agenor Tupinambá. Pelo Instagram, ela mostrou toda indignação sobre a separação dos dois.
“Não tá me descendo, fiquei angustiada mesmo. E nem sei se adianta falar agora alguma coisa. Tanta gente falou, ajudou ele e o Ibama foi lá, separou ele da capivara. Eu nem sabia que o Ibama era tão rápido assim, né?”, desabafou.
“Na aplicação de qualquer lei a gente precisa levar em consideração o contexto e a realidade de cada fato, sabe? E nesse caso são muitas questões que simplesmente não batem”.
Vivian disse ainda que sabe da questão de ser proibido criar animais silvestres, mas ressaltou que Filó já vivia em habitat natural e que os vídeos mostravam a conexão de Agenor e a capivara. Ela ainda criticou o denunciante.
“E essa pessoa que denunciou, que pessoa ruim, viu?! Vai voltar, tá? Vai voltar pra você essa denúncia. A internet, esse é o lado ruim de se expor. Porque o cara foi lá, começou a postar. Gerou inveja, isso que aconteceu”, afirmou.
Fonte: AM POST