Adolescente que atacou colegas em escola responderá por atos de terrorismo
Manaus – O adolescente de 12 anos apreendido por executar um ataque que deixou dois alunos e uma professora ferida dentro do Instituto Adventista de Manaus, responderá pelos atos infracionais de ato de terrorismo, lesão corporal e ameaça. O ataque aconteceu na tarde desta segunda-feira (10). O adolescente já tinha histórico de agressividade, exaltava massacres e levou as facas e coquetel molotov dentro da mochila.
De acordo com a delegada, Juliana Tuma da Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais – DEAAI, o adolescente apresentava traços misógino e aversão a mulheres.
“A motivação dele demostra em certos momentos era de querer fama, uma necessidade de pertencimento, ele apresenta traços de misoginia e aversão a mulheres e não fala muito de bullying, ele fala dessa aversão que ele tem de mulheres e o sonho dele era morrer em confronto com a Polícia.” informou a delegada.
Ainda de acordo com a delegada, essa já era uma preocupação da polícia civil do Estado que agora se juntará com a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (Seduc) para tomar as devidas providêncais.
“Estávamos unindo esforços no sentido de trabalhar na prevenção e repreensão também, mesmo havendo essa situação, nós já havíamos começado a trabalhar no sentido da formação do comitê, já fazíamos palestra de conscientização tentando chamar os aluno mais próximo da gente porém nesse momento de denúncia, estamos atuando no sentido de coibir e responsabilizar também” disse a delegada.
Nesta segunda-feira (10) foi criado o Comitê Interinstitucional de Proteção, Monitoramento, Guarda e Segurança Escolar e o Núcleo de Inteligência e Segurança Escolar (Nise), que vai atuar nas escolas públicas estaduais monitorando e coibindo ameaças e a ocorrência de ataques a unidades de ensino da rede estadual. O comitê reforça as ações já adotadas pela Secretaria de Estado de Educação e Secretaria de Segurança, para resguardar o convívio pacífico e seguro nas escolas do Estado.
O grupo de trabalho é baseado nas diretrizes do “Plano de ações integradas para a segurança nas escolas”, idealizado pelo governo em uma ação conjunta entre as secretarias estaduais. A criaçãodo comitê foi divulgada durante coletiva de imprensa realizada no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), situado no bairro Petrópolis, zona sul de Manaus.
Em Comunicado oficial para os pais dos alunos, o Instituto Adventista de Manaus, informou que serão tomadas medidas de segurança e disse que “vivemos dias desafiadores e que exigem ações rápidas, porém com discernimento e cuidado para preservar a integridade de nossos alunos, pais e funcionários”.
Ainda de acordo com a nota, a instituição está “acompanhando de perto o ocorrido e dando apoio à todos os alunos, pais e funcionários” e ressaltou que já estão “providenciando a logística para oferecermos atendimento médico e psicológico para os alunos diretamente envolvidos” e confirmou que estão “tomando medidas para aumentar a segurança em nossas escolas e que serão implantadas imediatamente, e no decorrer dos próximos dias”.