VÍDEO: Influenciadoras são investigadas por crime de racismo contra crianças
A Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância iniciou uma investigação contra as influenciadoras Kérollen Cunha e Nancy Gonçalves, mãe e filha, devido a vídeos divulgados nas redes sociais na terça-feira (30). Nas imagens, elas são vistas entregando um macaco de pelúcia, uma banana e dinheiro para crianças negras.
Nancy e Kérollen se apresentam como “mãe e filha divertindo você” e afirmam ser meias-irmãs com pais diferentes nos vídeos. O inquérito a ser conduzido pela Decradi tem o objetivo de apurar se Kérollen e Nancy cometeram crime de racismo ou injúria racial.
A situação veio à tona após a advogada Fayda Belo, especialista em direito antidiscriminatório, denunciar os vídeos, que já foram removidos das redes sociais. A advogada ressaltou que as cenas envolvem o chamado “racismo recreativo”, caracterizado quando alguém utiliza a “discriminação contra pessoas negras com o intuito de entretenimento”. “O racismo recreativo incita a discriminação, nos desumaniza e nos animaliza, retirando de nós, pessoas negras, nosso status de humanidade. Continuarei com a denúncia dentro dos parâmetros legais e estou à disposição para esclarecimentos”, concluiu.
VEJA VÍDEO:
Polícia do Rio investiga duas influenciadoras da internet por injúria racial. MP pediu que as influenciadoras prestem depoimento no prazo máximo de 30 dias, e que as crianças exibidas no vídeo e os responsáveis também sejam ouvidos: https://t.co/66N4ehI7Lh #JN pic.twitter.com/L6qCp1yRmW
— Jornal Nacional (@jornalnacional) May 31, 2023