Após governo revogar decreto, Nicolás Maduro virá ao Brasil para posse de Lula
O presidente da Venezuela Nicolás Maduro pode vir ao Brasil para participar da posse de Lula, em 1º de janeiro. A chegada do chefe de estado se tornou possível após o Governo Bolsonaro revogar decreto que proibia a entrada do mandatário estrangeiro ao país.
NICOLÁS MADURO: Posse de Lula pode receber presidente vizinho
O Governo Bolsonaro revogou uma portaria de 2019 que proibia a vinda de Maduro e da delegação venezuelana ao território Brasileiro.
O texto impedia a vinda dos funcionários do regime venezuelano porque “seus atos contrariam princípios e objetivos da Constituição Federal, atentando contra a democracia, a dignidade da pessoa humana e a prevalência dos direitos humanos”.
A decisão que revoga a proibição foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (30), sem justificativas. O texto foi assinado pelo ministro substituto da Justiça, Antônio Ramirez Lorenzo, e pelo ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto Franco França.
MADURO NO BRASIL
Na última semana, Maduro já havia se conformado em não poder participar do evento. Na ocasião, ele deixou as portas abertas para que Lula trabalhasse na reaproximação diplomática dos países no novo mandato.
Agora, com a nova possibilidade, porém, não é possível afirmar que Maduro vem para a cerimônia. Um dos obstáculos seria a garantia da segurança da delegação venezuelana e os preparativos para a viagem em um pouco espaço de tempo.
Uma das opções, seria o envio de uma delegação chefiada pela vice-presidência. A decisão sobre quem virá ao Brasil deve sair ainda nessa sexta-feira.