Embarcação com estrangeiros, drogas e arma falsa é apreendida na Amazônia Ocidental
Amazônia Ocidental – Uma embarcação com 10 colombianos, uma réplica de arma de fogo e 2 kg de substância semelhante à maconha tipo Skank, foram apreendidas na tríplice fronteira da Amazônia (Brasil, Colômbia e Peru). O dono da embarcação foi detido e será encaminhado às autoridades policiais. O prejuízo causado ao suspeito está avaliado em R$ 50 mil.
A prisão foi feita pelas Forças Armadas, no contexto da Operação Ágata Amazônia, após os agentes revistaram a embarcação na Amazônia Ocidental.
No dia 16 de maio, cerca de 400 quilos de drogas e uma embarcação do tipo voadeira já tinha sido apreendidas, durante patrulhamento fluvial realizado por militares do 3º Batalhão de Infantaria de Selva das Forças Armadas, subordinado ao Comando Militar da Amazônia (CMA), também na Amazônia Ocidental.
A Operação Ágata – Comando Conjunto Uiara –também desativou uma draga utilizada em um garimpo legal no Amazonas. As dragas são montadas em estruturas de madeira e com funções de embarcação.
A Operação Ágata – Comando Conjunto Uiara – visa combater crimes transfronteiriços e ambientais, além de intensificar a presença do Estado Brasileiro na faixa de fronteira. É coordenada pelo Ministério da Defesa e executada pela Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira em cooperação com órgãos federais, estaduais, municipais e agências governamentais.