
Comissão amplia período de campanha de consulta para reitoria da UFAM
O período de campanha, iniciado no dia 06 de fevereiro, foi ampliado de 25 de março para 06 de abril
A Comissão de Consulta à Comunidade Universitária para o cargo de reitor(a) e vice-reitor(a) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) – gestão 2025/2029 divulgou, na manhã desta quarta-feira (19), alterações no calendário do processo. O período de campanha, iniciado no dia 06 de fevereiro, foi ampliado de 25 de março para 06 de abril. Já a votação no 1º turno será realizada em formato on-line, agora no dia 07 de abril.
“Na primeira reunião da Comissão com as chapas, elas decidiram em comum acordo solicitar ao Consuni [Conselho Universitário] a redução ao prazo para o envio do resultado da consulta para o MEC [Ministério da Educação] de 80 para 65 dias, com isso as chapas ganhariam mais 15 dias de campanha, assim que saiu a decisão favorável do Consuni, a Comissão alterou o calendário e quem ganha é toda a comunidade acadêmica que terá mais tempo para conhecer as chapas e suas propostas”, explicou a presidente da Comissão, professora Francisca Maria Coelho Cavalcanti.
Debate e votação
De acordo com a retificação do Regimento, o debate das chapas no 1º turno permanece no dia 21 de março, mas agora tem hora e local previstos. O evento irá ocorrer às 9h, no auditório Eulálio Chaves, no setor sul do campus da Ufam, em Manaus. A votação no dia 07 de abril será realizada nos seis campi da Universidade (Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara, Manaus e Parintins), das 8h às 20h (horário de Manaus).
Também foram alteradas as demais datas referentes à apuração do 1º turno (07 de abril), ao período para recurso (08 de abril), ao resultado do recurso, se houver (09 de abril), e à divulgação do resultado oficial da votação (09 de abril).
Em caso de 2º turno da consulta, o segundo debate será realizado agora no dia 10 de abril, e a votação no dia 14 de abril. Também ganharam novas datas a apuração do 2º turno (14 de abril), o período de recurso (15 de abril), o resultado do recurso (15 de abril) e a divulgação do resultado da consulta (16 de abril).
Votantes
Poderão votar os(as) docentes ativos(as) admitidos(as); os(as) Técnico-administrativos(as) em Educação (TAEs) ativos(as) admitidos(as) e os(as) discentes matriculados(as) até 04 de março de 2025. Também estão aptos(as) a votar na consulta os(as) docentes e TAEs aposentados(as). A lista de votantes será divulgada no dia 14 de março.
O voto é individual e intransferível e a contagem obedecerá à paridade entre os três segmentos da comunidade acadêmica (docentes, TAEs e discentes). A validação das credenciais para a votação será realizada de 14 a 20 de março.
Chapas
Cinco chapas concorrem à reitoria da Ufam. Seguindo a ordem de inscrição, são elas:
1) Chapa 23 – “Somos mais UFAM”. Candidato a reitor: Allan Soljenítsin Barreto Rodrigues, e candidato a vice-reitor: Carlos Lamarão Pereira;
2) Chapa 35 – “UFAM Karuana”. Candidata a reitora: Therezinha de Jesus Pinto Fraxe, e candidato a vice-reitor: Sérgio Augusto Freire de Souza;
3) Chapa 57 – “Mudança!”. Candidata a reitora: Tanara Lauschner, e candidato a vice-reitor: Geone Maia Corrêa;
4) Chapa 04 – “A UFAM do futuro começa hoje”. Candidata a reitora: Adriana Malheiro Alle Marie, e candidato a vice-reitor: Plínio José Cavalcante Monteiro;
5) Chapa 25 – “Por uma UFAM que humaniza, inclui e transforma”. Candidata a reitor: Marco Antônio de Freitas Mendonça, e candidato a vice-reitor: Armando Araújo de Souza Júnior.
As informações sobre cada uma das chapas candidatas podem ser acessadas no menu principal do site da ADUA (www.adua.org.br), na aba “Consulta Escolha Reitoria UFAM 2025”, no subitem “Chapas Inscritas”.