“Eles precisam muito mais de nós do que nós deles”, diz Trump sobre Brasil
Presidente diz que pode taxar países dos Brics em caso de substituição do dólar
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira (20) que o Brasil e outros países da América Latina precisam mais dos EUA do que o contrário.
Enquanto assinava uma série de ordens executivas no Salão Oval da Casa Branca, Trump foi questionado por jornalistas sobre o que achava da relação do país norte-americano com o Brasil e as nações da América Latina.
“[Acho que a relação] é excelente. Eles precisam de nós muito mais do que nós precisamos deles. Nós não precisamos deles. Todos precisam de nós”, afirmou Trump.
Na sequência, o presidente dos EUA falou sobre os países dos Brics e reforçou uma promessa feita depois que venceu a eleição do ano passado de taxar os membros do bloco caso eles adotem uma moeda comercial para substituir o uso do dólar.
“Se as nações Brics quiserem fazer isso, tudo bem. Mas nós vamos colocar pelo menos 100% de impostos nos negócios que eles fizerem com os Estados Unidos. Não é nem uma ameaça”, afirmou o presidente.
“Eles vão ter 100% de tarifa se eles pensarem em fazer o que pensaram em fazer. Então, eles vão desistir, assim como a China”, completou.
Em outro momento da conversa com a imprensa, Trump destacou que os países dos Brics “estavam querendo dar volta nos Estados Unidos”. “Se fizerem isso, eles não vão ficar muito felizes com o que vai acontecer com eles”, frisou.