Pai e filha são encontrados abraçados em meio a deslizamento de terra em Manaus
Os corpos de Jeferson Araújo, de 30 anos, e de sua filha, Ester Amorim, de 8 anos, foram localizados abraçados sob os destroços de sua casa, após um deslizamento de terra no beco Macapá, bairro Redenção, zona Centro-Oeste de Manaus.
O deslizamento que aconteceu no último domingo (19/01), causado pelas intensas chuvas, atingiu duas residências.
Na primeira, uma pessoa foi resgatada com vida e levada ao hospital. Na segunda, onde morava a família de Jeferson, estavam presentes quatro pessoas: Jeferson, sua esposa Jhuliana Amorim, e os filhos Ester e Mateus Amorim.
Jhuliana conseguiu sobreviver, mas perdeu a perna direita e permanece internada no Hospital Platão Araújo. Mateus está recebendo atendimento no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto.
As equipes de resgate, formadas por 58 bombeiros, além de integrantes da Defesa Civil, Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), atuaram por cerca de 10 horas para encontrar as vítimas. Os corpos foram levados ao Instituto Médico Legal (IML).
A Defesa Civil continua monitorando o local para prevenir novos acidentes, enquanto as autoridades municipais e estaduais oferecem suporte às famílias atingidas.
NOTA
Em nota, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) informa que foi acionado, na manhã deste domingo (19/01), por volta das 11h20, para atender ocorrência de desmoronamento de casas com vítimas, no bairro Redenção. Ao todo, 58 bombeiros, entre especialistas em resgate em estruturas colapsadas, salvamento e atendimentos de primeiros socorros, foram destacados para o local. Além disso, também atuam no local especialistas com cães de resgate da corporação.
O desmoronamento atingiu duas casas. Em uma delas, uma vítima que foi imediatamente socorrida e conduzida para unidade hospitalar da capital.
Na segunda residência, de acordo com relato de vizinhos, estavam quatro moradores. Duas pessoas foram localizadas com vida e já resgatadas pelas equipes do Corpo de Bombeiros, que seguem no local atuando nas buscas por outras duas possíveis vítimas desaparecidas.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) informa que está atuando desde o começo da operação de salvamento das vítimas e que as unidades de saúde do Estado estão organizadas para atender às necessidades das vítimas. Até às 14h, deste domingo (19/01), quatro vítimas foram atendidas; uma já recebeu alta médica e as demais seguem internadas em estado de saúde estável.
Equipes da Defesa Civil Estadual também estão no local para prestar o devido auxílio, acompanhando a situação e fornecendo apoio às equipes de resgate.