Saiba como denunciar ‘rolezinhos’ e ‘adegas’ em Manaus
Operação para coibir irregularidades foi realizada na área do Distrito Industrial, zona sul de Manaus
Uma operação integrada com órgãos federal, estadual e municipal foi realizada na madrugada deste sábado (18) visando coibir irregularidades de trânsito e outros crimes de maior potencial nos famosos ‘rolezinhos’ ou ‘adegas’, na área do Distrito Industrial, zona sul de Manaus. Uma pessoa foi presa por tráfico de drogas. Saiba como denunciar a prática.
A operação prosseguiu até às 3h30 e fiscalizou veículos além de revistar indivíduos suspeitos. Assim que os órgãos chegaram ao local, pessoas tentaram esconder motocicletas atirando-as em área de vegetação, mas as equipes perceberam a movimentação e fiscalizaram os veículos.
Houve a prisão de uma pessoa por tráfico de drogas, quatro remoções de veículos, além de 56 autuações por estacionamento em local proibido, uso de equipamento sonoro em veículos sem autorização e outras irregularidades.
Poluição sonora em Manaus
Nos últimos anos, a poluição sonora tem se consolidado como um dos principais desafios na gestão ambiental, representando cerca de 60% das fiscalizações realizadas entre 2021 e 2024. Nesse período, foram recebidas mais de 7 mil denúncias. Em 2024, especificamente, foram 2.054 denúncias registradas. A maioria dos casos está relacionada a som alto em residências e bares.
No último ano, uma novidade surgiu: as chamadas “adegas”. Esses estabelecimentos, que têm ganhado popularidade, atraem clientes que estacionam seus veículos e utilizam “paredões” de som, causando graves impactos sonoros na vizinhança.
Saiba como denunciar
Para denunciar casos de poluição sonora, ou qualquer outro crime ambiental, a pessoa deve fazer registros (vídeos e fotos); ter o endereço, dia e local da ocorrência e enviar para os contatos: (92) 98842-2161. No portal da prefeitura também é possível realizar a denúncia: Denúncia – Manaus.