Instagram desativa filtros criados por usuários a partir desta terça-feira
Com isso, apenas os filtros desenvolvidos pela Meta, permanecerão disponíveis para os usuários
A partir de terça-feira (14), o Instagram começará a desativar todos os filtros desenvolvidos por terceiros, incluindo aqueles voltados para joguinhos e beleza. Com isso, apenas os filtros desenvolvidos pela Meta, empresa dona do Instagram, Facebook e Messenger, permanecerão disponíveis.
A medida, que foi anunciada em agosto de 2024, implica no fim do uso da plataforma Spark, uma ferramenta utilizada por criadores de conteúdo e marcas para criar filtros de realidade aumentada.
Os filtros de criadores independentes e de marcas que já estavam no Instagram, Facebook e Messenger serão desativados, deixando os usuários sem acesso a essa variedade de efeitos dentro dos aplicativos.
A Meta não forneceu detalhes específicos sobre os motivos dessa mudança, mas afirmou que a decisão faz parte de um esforço para focar em produtos que atendam melhor às necessidades futuras de consumidores e clientes corporativos.
Embora o Instagram e as demais plataformas da Meta não ofereçam mais filtros de terceiros, os usuários ainda poderão aplicar efeitos utilizando outros aplicativos de realidade aumentada.
A grande alteração é que esses filtros não estarão mais acessíveis diretamente dentro do Instagram, Messenger e Facebook, mudando a forma como os usuários interagem com a ferramenta de edição nas redes sociais.