Bolsonaro solicita liberação de passaporte para ir à posse de Trump

Juntamente com o pedido, a defesa apresentou o convite para a cerimônia de posse e para o baile oficial

Os advogados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) solicitaram ao Supremo Tribunal Federal (STF) a liberação de seu passaporte, retido pela Polícia Federal no âmbito de uma investigação sobre uma possível tentativa de golpe de Estado. O pedido visa permitir que Bolsonaro viaje aos Estados Unidos para participar da posse do presidente eleito, Donald Trump, no dia 20 de janeiro.

Juntamente com o pedido, a defesa apresentou o convite para a cerimônia de posse e para o baile oficial hispânico, que ocorrerá em 18 de janeiro, como parte dos eventos relacionados à posse.

Os advogados argumentam que os convites demonstram o reconhecimento da importância de Bolsonaro no cenário internacional, especialmente no fortalecimento das relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos, e na defesa dos valores democráticos que unem as duas nações.

A solicitação ocorre em um contexto em que Bolsonaro está impedido de deixar o país desde fevereiro de 2024, devido à investigação que apura sua possível participação em um golpe de Estado.

Os advogados, no entanto, se comprometeram a fornecer todas as informações sobre a viagem, incluindo passagens de ida e volta, garantindo o retorno do ex-presidente dentro do período solicitado, de 17 a 22 de janeiro de 2025.

O pedido foi feito ao ministro Alexandre de Moraes, relator do caso no STF. Recentemente, o ministro já havia autorizado Bolsonaro a comparecer ao velório e à missa de sétimo Dia das Mães de Valdemar Costa Neto, presidente do PL, e a se encontrar com ele, apesar da proibição de contato entre os dois, que também são investigados no inquérito sobre o possível golpe.

ANTERIOR VÍDEO: Advogada traída por PM revela detalhes: “Fazia programa até com padre”
PRÓXIMO PROIBIDÃO: Com direito à público, homens são flagrados em ato sexual; VEJA