Programa de educação na Amazônia vence premiação internacional do BID
Itinerários Amazônicos realiza a formação de professores e desenvolve materiais pedagógicos sobre temas amazônicos
O programa Itinerários Amazônicos foi o vencedor do prêmio Mentes em Verde, realizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em parceria com a Socialab, organização que promove iniciativas de impacto social e ambiental. O objetivo do prêmio é reconhecer e mostrar ao mundo as melhores experiências educacionais latino-americanas para que crianças, adolescentes e jovens possam se adaptar às mudanças climáticas e colaborar para construir sociedades mais sustentáveis e resilientes.
A comissão julgadora ressaltou que a iniciativa brasileira se destaca pela inovação, impacto e compromisso com o desenvolvimento da cidadania verde na América Latina e no Caribe, e o trabalho tem o poder de inspirar e gerar mudanças significativas em nossa região.
Mais de 270 projetos foram inscritos nas categorias: ‘Programas curriculares’, ‘Programas extracurriculares’ e ‘Intervenções sustentáveis e resilientes na construção de instalações e infraestruturas escolares’. A etapa final contou com a apresentação online de dez finalistas. O programa Itinerários Amazônicos venceu na categoria ‘Programas curriculares’, sendo representado pela diretora de Estratégia e Implementação do iungo, Joana Rennó.
Além do reconhecimento no “Mentes em verde”, o programa também foi finalista em outra premiação internacional de 2024, o Reimagine Education, considerado o “Oscar” da educação. Mais de 1.300 projetos inovadores de educação do mundo todo foram avaliados, e o Itinerários Amazônicos ficou entre os 25% selecionados como os melhores, destacado por seu impacto na formação de professores e construção colaborativa de materiais pedagógicos que reconhecem educadores e estudantes como agentes de transformação pela sustentabilidade.
Segundo Paulo Andrade, presidente do Instituto iungo, “Essas conquistas mostram que estamos no caminho certo, inovando na educação para transformar realidades e conservar um dos biomas mais importantes do planeta, a Amazônia. Promover a cidadania verde entre crianças, adolescentes e jovens, incentivando-os a se enxergarem como agentes de transformação de suas comunidades é essencial para mudar o hoje e construir um futuro melhor”.
‘Povoar as escolas de Amazônias’
Este é o objetivo dos Itinerários Amazônicos, que desde 2023 realiza a formação de professores e desenvolve materiais pedagógicos sobre temas amazônicos, em diálogo com as áreas do conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, além de Educação Profissional e Tecnológica e Projetos de Vida. O intuito é abordar a complexidade ambiental, social, histórica, cultural e econômica da Amazônia, destacando o papel da educação como estruturante para o desenvolvimento sustentável e o enfrentamento de desafios que afetam o Brasil e o mundo.
O programa trabalha com metodologias ativas, que incentivam o protagonismo dos estudantes e promovem o desenvolvimento de competências e habilidades a partir das temáticas:
● Biodiversidades e Sociodiversidades da Amazônia;
● Geopolíticas da Amazônia;
● Identidades e culturas da Amazônia;
● Economias da Amazônia.
Com mais de 2.600 páginas, os materiais do programa foram desenvolvidos em colaboração com jovens, educadores, especialistas e secretarias de educação parceiras da Amazônia Legal, sob a coordenação do Instituto iungo. Os materiais estão disponíveis, gratuitamente, para todas as redes e escolas do país no site itinerariosamazonicos.org.br.
“O Itinerários Amazônicos é dos jovens e educadores amazônidas, das equipes gestoras das escolas e dos formadores das redes de ensino. O programa é uma resposta à necessidade de agir, com urgência, para enfrentar os desafios relacionados às questões climáticas, desigualdades e à promoção da vida e educação das diversas populações do planeta”, afirma Paulo Andrade, presidente do iungo.
O programa é implementado em parceria com oito estados da Amazônia Legal: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Roraima e Tocantins. A iniciativa é realizada pelo Instituto iungo, organização fundada e mantida pelo Instituto MRV, pela rede Uma Concertação pela Amazônia e pelo Instituto Reúna. Conta com a parceria e investimentos do BNDES, Fundo de Sustentabilidade Hydro, Instituto Arapyaú, Movimento Bem Maior e patrocínio da Vale.
No estado do Pará, o iungo também realiza, em conjunto com a Secretaria de Estado de Educação do Pará, a implementação do inovador componente curricular “Educação para o Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima”. Para os anos finais do Ensino Fundamental, o trabalho é desenvolvido com parceria do Itaú Social, Porticus e parceria institucional da rede Uma Concertação para a Amazônia. Para o Ensino Médio, a atuação se dá em parceria com o programa Itinerários Amazônicos.