Praia da Ponta Negra será liberada para os banhistas em Manaus

A interdição foi realizada em setembro, diante da severa e recorde estiagem vivida pelo Amazonas

O complexo turístico da Ponta Negra será liberado para o banho, após a subida das águas do rio Negro, passando da cota de 16 metros. A interdição foi realizada em setembro, diante da severa e recorde estiagem vivida pelo Amazonas. As ações para desinterdição da praia serão anunciadas nesta quinta-feira (26).

Nesta véspera de Natal, quarta-feira (24), a medição da cota do rio está em 17,09 metros. A interdição ocorre devido à proximidade entre o fim do aterro perene e o leito natural do rio Negro, que pode apresentar alterações no terreno, como buracos, desníveis, depressões e, até mesmo, o surgimento de banco de areias, durante os movimentos de cheia e vazante.

Em 2013, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), junto ao Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) resultou na adoção de normas de uso da praia perene.

A interdição do uso da praia pode ocorrer sempre que os laudos e/ou relatórios comprovarem que a praia se encontra imprópria para o uso dos banhistas.

O monitoramento da praia e de suas condições de banho é realizado pela prefeitura, mais intensamente, nos últimos 15 dias, com solicitação de laudo e relatório do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), sobre as condições de balneabilidade, e do Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBAM).

ANTERIOR Pesquisa identifica cerca de 200 espécies de algas em rio de Parintins
PRÓXIMO Operação registra 85 casos de motoristas sob efeito de bebida alcoólica em Manaus