Alerta de chuvas intensas no AM: risco de alagamentos e queda de energia
Chuvas devem afetar as calhas do Alto e Médio Solimões, Médio e Baixo Juruá, e Alto e Médio Rio Negro
A Defesa Civil do Amazonas emitiu um alerta de chuvas intensas com grau de severidade “Perigo” para o Estado, válido de 12h desta terça-feira (10) até as 9h de quarta-feira (11). A previsão é de chuvas entre 30 e 60 mm/h, podendo atingir até 100 mm/dia, além de ventos fortes entre 60 e 100 km/h.
De acordo com a descrição do alerta, o fenômeno pode causar sérios riscos à população, como corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
O município de Benjamin Constant, na calha do Alto Solimões, já registrou 31,6 mm de precipitação nas últimas 24 horas, conforme dados das estações pluviométricas automáticas do portal Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).
A Defesa Civil orienta a população a tomar precauções para evitar danos durante esse período de condições adversas. As recomendações incluem desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, além de evitar abrigar-se sob árvores, pois há risco de quedas e descargas elétricas devido às rajadas de vento.
A Defesa Civil de cada município também pode fornecer informações adicionais e orientações de segurança.
Imagens de satélite do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) revelam a presença de nuvens convectivas sobre a região, com potencial de gerar pancadas de chuva de intensidade variando de fraca a moderada.
A previsão indica que as chuvas devem afetar as calhas do Alto e Médio Solimões, Médio e Baixo Juruá, e Alto e Médio Rio Negro. O potencial de evolução das chuvas pode atingir ainda mais áreas do estado, incluindo o Médio Amazonas e o Baixo Solimões.