VÍDEO: Incêndio de grandes proporções atinge shopping no Brás, em SP
Um incêndio de grandes proporções atinge um shopping no bairro do Brás, região central de São Paulo, desde pouco antes das 7h desta quarta-feira (30).
O Corpo de Bombeiros informou que pelo menos 22 viaturas e 70 bombeiros foram despachados para o endereço da ocorrência, a rua Barão de Ladário.
De acordo com um lojista, que não quis se identificar, o incêndio teve início no pavimento inferior do shopping, onde estão concentradas as lojas de tênis. Imagens enviadas para a Agência RECORD, mostram lojistas correndo para fugir das chamas.
Ainda, segundo o comerciante, as lojas do segundo andar e a praça de alimentação foram completamente tomadas pelas chamas. Há risco de pequenas explosões no local, por conta dos botijões de gás, armazenados na área de alimentação.
Pelo menos uma pessoa foi socorrida ao hospital municipal do Tatuapé por inalar fumaça.
A tenente Olívia Perrone, porta-voz da corporação, disse que o combate ao incêndio deve durar todo o dia, por conta do material de alta combustão que existe no estabelecimento.
“Se necessário, a corporação consegue deslocar equipes de outras regiões para auxiliar no combate do incêndio”, disse.
Ainda segundo Olívia, os oficiais que trabalham no local já são experientes neste tipo de ocorrência, por conta dos diversos depósitos que existem na região, com materiais de grande combustão, como tecidos e plástico.
A Enel trabalha para desligar o fornecimento de energia no local. Também há interdições no trânsito em toda a região.
O Shopping 25, no Brás, estava com o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) vencido desde 11 de agosto deste ano, de acordo com um documento público.
No último domingo (27), um prédio comercial também foi atingido por um incêndio de grandes proporções no bairro do Brás.
Incêndio no Brás: região afetada
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informou que há pontos de bloqueios nos cruzamentos da rua Barão de Ladário com as ruas Oriente e João Teodoro, na rua Júlio Ribeiro com a rua Muller, rua João Teodoro com a rua Monsenhor de Andrade e avenida do Estado com a rua São Caetano.
O desvio é feito pela rua Oriente, rua Rubino de Oliveira, seguindo pela avenida Celso Garcia. A companhia recomenda ao motorista que evite a região.
A Enel Distribuição São Paulo afirma que equipes foram enviadas ao local do incêndio, em apoio aos trabalhos do Corpo de Bombeiros. A rede da área afetada foi desligada para eliminar risco elétrico.
Sete linhas de ônibus foram desviadas, segundo a SPTrans. São elas:
174M/10 Vl. Sabrina – Museu do Ipiranga
2105/10 Jd. Filhos da Terra – Lgo. da Concórdia
2123/10 Vl. Medeiros – Liberdade
2127/10 Pq. Edu Chaves – Liberdade
2161/10 Pq. Edu Chaves – Pça. do Correio
271F/10 Center Norte – Metrô Belém
272N/10 Pq. Novo Mundo – Pq. D. Pedro II