‘Outubro Rosa’: prática de atividade física é aliada para combater o câncer
As recomendações atuais são de, pelo menos, 150 minutos por semana de atividades físicas moderadas a mais intensas
A prática de exercícios físicos desempenha um papel importante na prevenção do câncer, inclusive o de mama. Cerca de 30% dos casos de câncer, em geral, podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis, como praticar atividade física regularmente, ter uma boa alimentação e evitar o consumo de bebidas alcoólicas.
Segundo estimativa do Inca, o Amazonas deve registrar, este ano, 610 novos casos de câncer de colo do útero e 500 de mama, os tipos de maior incidência entre as mulheres, no estado.
O educador físico e coordenador de uma Academia, José Roggero, reforça a importância da atividade física no apelo da campanha Outubro Rosa, mês dedicado à disseminação de informações sobre a prevenção a esse tipo de câncer, de alta incidência no país.
De acordo com dados são do Instituto Nacional do Câncer (Inca). As recomendações atuais são de, pelo menos, 150 minutos por semana de atividades físicas moderadas a mais intensas, destaca o coordenador da Fórmula.
“Existem diversas evidências científicas mostrando o importante papel da atividade física para a prevenção do câncer. O exercício ajuda a manter o peso corporal, evitando a obesidade, além de contribuir para a regulação hormonal e reduzir o estresse, que influencia na saúde geral”, afirma.
Além da prevenção, a atividade física também é importante para quem está com câncer de mama, por oferecer benefícios físicos e psicológicos.
“Do ponto de vista físico, a prática está associada à redução dos efeitos colaterais do tratamento, melhora da aptidão física, fortalecimento de músculos e ossos, melhora da mobilidade e proporciona maior qualidade de vida. Já do ponto de vista psicológico, a atividade física pode reduzir os sintomas depressivos, melhorar a autoestima e a imagem corporal”, destaca Roggero.