Morre Washington Olivetto, ícone da publicidade brasileira, aos 73 anos no Rio
Criador do garoto Bombril e da Democracia Corinthiana, Olivetto conquistou mais de 50 Leões em Cannes
O publicitário Washington Olivetto, 73, morreu na tarde deste domingo (13) por falência múltipla dos órgãos em hospital no Rio de Janeiro. Ele estava internado há 5 meses por complicações pulmonares.
Criador do garoto Bombril e da Democracia Corinthiana, Olivetto conquistou mais de 50 Leões no Festival de Publicidade de Cannes, apenas na categoria filmes, e é o único latino-americano a ganhar um Clio Awards em 2001.
No seu currículo tem ainda criações icônicas, como as campanhas publicitárias do casal Unibanco, o cachorrinho da Cofap e o primeiro sutiã, da Valisere, entre outras.
O reconhecimento público de seu trabalho inspirou duas canções de Jorge Ben Jor – ‘Alô, Alô, W / Brasil’ e ‘Engenho de Dentro’, conforme infomações divulgadas em seu site oficial. Seu nome também virou nome de pratos em restaurantes sofisticados.
Descendente de italianos da região da Ligúria, nasceu no bairro da Lapa, em São Paulo. Tem três filhos: Homero e dois gêmeos, Antônia e Theo. Seu pai era vendedor e o inspirou para a carreira de publicitário.
Olivetto era um dos torcedores símbolo do clube esportivo Corinthians e foi, em 1981, um dos criadores do movimento que ficou conhecido como Democracia Corintiana, quando era vice-presidente do clube.
Em 2013, a escola de samba Gaviões da Fiel o homenageou em seu desfile de Carnaval, cujo tema foi a história da publicidade brasileira.
Durante a pandemia, em 2021, ano em que completou 70 anos de idade, Olivetto decidiu mergulhar no universo digital e lançou seu podcast, o W/Cast, em parceria com a HUB Mídia.