Grupo Arte Sem Fronteiras representa o AM em Festival Internacional

Companhia de dança amazonense foi convidada para representar o Estado no evento.

O Amazonas estará presente pela primeira vez na história, no 24º Festival Internacional de Dança de Araraquara – FIDA 2024, um dos mais importantes eventos da modalidade artística no Brasil. Isso porque a Instituição Cultural e Educacional Arte Sem Fronteiras, companhia de dança amazonense, foi convidada para representar o Estado no evento.

O fundador do Arte Sem Fronteiras, Wilson Júnior, o coreógrafo Bruno Sousa e a produtora Naritha Migueis embarcam para São Paulo rumo ao festival, nesta terça-feira (24), onde irão apresentar cinco performances ao longo do evento: os espetáculos “Cabocla Jurema” e “Ashaninka – A Última Fronteira”, e as oficinas “Entre o Rio e a Floresta”, “Boi de Quilombo” e “Frevo: Entre a Ponta e o Calcanhar”. As apresentações serão em diferentes espaços da cidade.

“É uma felicidade muito grande poder levar, através do Arte Sem Fronteiras, a cena do Amazonas, dentro dessa perspectiva contemporânea com a cultura popular, para um evento do Sudeste do país. Representar o Amazonas pela primeira vez e poder trocar experiências e conhecimentos com artistas ao nível nacional e internacional é um privilégio muito grande e estamos ansiosos para poder mostrar a força do Norte”, explicou Wilson.

Wilson ressaltou a importância dos trabalhos produzidos pela instituição, através da dança contemporânea, que retratam um pouco da história dos povos originários da Amazônia.

“São espetáculos que têm a vida e a história do Norte: a Cabocla Jurema, que representa uma entidade religiosa, mãe protetora da natureza e o Ashaninka, que coloca em cena o cotidiano e os costumes desse povo que habita no Alto Juruá. E ainda vamos ministrar três oficinas já premiadas, reconhecidas no exterior e que reforçam a importância da arte através da dança”, pontuou o fundador do ASF.

Participação inédita

Para a diretora e curadora do Festival, Gilsamara Moura, a participação inédita de artistas amazonenses reforça a importância do evento na valorização da dança dos quatro cantos do Brasil.

“É muito especial para gente receber, pela primeira vez, artistas do Amazonas. Quero agradecer muito a participação do Arte Sem Fronteiras na 24ª edição do Festival Internacional de Dança de Araraquara, vocês serão realmente um destaque diante da dimensão continental que é o nosso País e das dificuldades que todos nós sabemos”, finalizou.

Programação Arte Sem Fronteiras 

  • 25/09- Espetáculo Cabocla Jurema, às 20h, no Instituto Federal de Araraquara;
  • 26/09 – Oficina Boi de Quilombo, 9h, na Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira; Oficina Frevo: Entre a Ponta e o Calcanhar, às 13h40, (mesmo local);
  • 27/09- Oficina Boi de Quilombo – 13h40, na Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira;
  • 28/09 – Oficina Frevo: Entre a Ponta e o Calcanhar, às 13h, na Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira; Oficina Entre o Rio e a Floresta — 14h30, Escola Municipal de dança Iracema Nogueira; Espetáculo Cabocla Jurema – 20h, Teatro Municipal de Araraquara;
  • 29/09 – Perfomance “Ashaninka – A Última Fronteira” – 18h30, na Praça Pedro de Toledo.
ANTERIOR Brasil conquista duas medalhas no Mundial de paraciclismo de estrada