FUnATI e Consulado do Japão firmam parceria para implantar Cozinha Escola

Visando a melhoria na saúde e complemento na renda de pessoas idosas, a Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI) e Consulado do Japão em Manaus assinaram, na manhã desta quinta-feira (19), um contrato de doação destinado ao projeto de implantação de Cozinha Escola da FUnATI. A cerimônia ocorreu na sede da fundação, localizada na Avenida Brasil, no bairro Santo Antônio, zona oeste de Manaus.

A parceria entre a FUnATI e o Japão visa incentivar o fomento ao empreendedorismo como fonte de empoderamento financeiro da pessoa idosa, além de incentivar os bons hábitos para um envelhecimento saudável.

A construção irá contar com área de, aproximadamente de 90 metros quadrados, sendo uma cozinha, um depósito e dois vestiários. O valor da doação pelo governo japonês é de até US$ 68.944,00, equivalente a 373 mil reais.

De acordo com o reitor da FUnATI, Dr. Euler Ribeiro, o projeto vai influenciar diretamente na saúde, nutrição e qualidade de vida dos idosos participantes da FUnATI.

“A construção da cozinha escola irá proporcionar uma grande experiência gastronômica, uma inovação que trará benefícios tanto para a saúde como o incentivo ao empreendedorismo, estamos muito felizes com esta parceria”.

O apoio financeiro do Consulado do Japão foi obtido por meio da Agência de Cooperação Internacional do Japão (APC) e do Fundo de Apoio a Projetos Comunitários (Kusanone), e deve oferecer cursos nos turnos matutino e vespertino para cerca de 800 alunos matriculados na pró-reitoria de Extensão da FUnATI.

Segundo Yuichi Miyagawa, cônsul-geral do Japão em Manaus, os recursos destinados aos projetos na área da saúde são de grande importância, pois estão alinhados com os valores entre o Japão e o Amazonas.

“Este projeto é muito importante para o governo do Japão, pois apoiamos todos os esforços de cooperação na área da saúde para o desenvolvimento na Amazônia”, destacou.

Os valores financeiros do Consulado do Japão foi obtido por meio da Agência de Cooperação Internacional do Japão (APC) e do Fundo de Apoio a Projetos Comunitários (Kusanone), e deve oferecer cursos nos turnos matutino e vespertino para cerca de 800 alunos matriculados na pró-reitoria de Extensão da FUnATI.

Cursos e oficinas de culinária

A construção da Cozinha Escola da FUnATI irá possibilitar aos alunos a inserção em cursos e oficinas de culinária para incentivar a alimentação saudável e a possibilidade de fonte adicional de renda.

As temáticas de cursos e oficinas oferecidos pela fundação abrangem tópicos como: a Dieta Amazônica, inspirado no conhecido livro do reitor Dr. Euler Ribeiro; Café Amazônico, com imersão na rica gastronomia local; Produção de Alimentos para Pessoas com Restrições Alimentares, voltado ao ensino de pratos para pessoas com intolerâncias a glúten, lactose e outros elementos e Panificação, com técnicas para o preparo de pães e pizzas.

ANTERIOR Designer de sobrancelhas encontra carrapato em extensão de cílios de cliente
PRÓXIMO Mega-sena não tem ganhadores e prêmio vai para R$ 6 milhões