‘Perigo potencial’: onda de calor atinge Manaus e grande parte do País
Parte da região Norte e Nordeste, além de São Paulo, Paraná e Santa Catarina estão incluídos
Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostram nesta terça-feira (3) que Manaus e mais 16 capitais têm máximas acima de 30º na parte da manhã, com cenário se mantendo na parte da tarde. O pico deve ocorrer a partir do meio-dia desta terça e deve durar até as 18h de quinta-feira (5), sendo pior na região Norte, com temperatura maior que 40ºC. A capital amazonense regista máxima de (36º). O recorde de temperatura está na capital do Mato Grosso.
De acordo com o Inmet, Cuiabá registra máxima de 42º no dia de hoje. As outras temperaturas acima de 30º, entre as capitais, estão em Rio Branco (36º), Porto Velho (39º), Manaus (36º), Boa Vista (36º), Belém (35º), Macapá (34º), Palmas (38º), São Luis (33º), Teresina (36º), Aracaju (31º), Campo Grande (37º) Goiânia (36º), Brasília (31º), Belo Horizonte (34º), Rio de Janeiro (31º) e São Paulo (31º).
Segundo o InMet, que é um órgão ligado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a onda de calor deve elevar a média de temperaturas em 5ºC nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste. O InMet também emitiu um alerta amarelo de baixa umidade. De acordo com os meteorologistas da MetSul Meteorologia, do Rio Grande do Sul, em alguns estados a temperatura chegará a 45ºC.
Amassa de ar quente afetará com mais força nesta semana os estados do Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Minas Gerais, Tocantins, Goiás, Distrito Federal, Rondônia, Acre, Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Piauí e Maranhão, dentre outros estados, mas o pior calor deve ocorrer nas regiões, Norte do Brasil, o Centro-Oeste e partes do Sudeste com marcas acima dos 40ºC em muitas cidades.
Para reduzir os impactos da baixa umidade, é importante que as pessoas bebam bastante líquido e evitem desgaste físico nas horas mais secas e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.