Estreia do curta-metragem Meu Herói acontece em Tumbira, neste sábado
Comunidade ribeirinha é local onde cenas do filme infanto-juvenil foram filmadas, em junho deste ano
A grande estreia do curta-metragem “Meu Herói”, dirigido por Bruno Pereira, será realizada na noite deste sábado (27), em Tumbira, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro, em Iranduba, no interior do Amazonas.
Membros da equipe de produção e todo o elenco do curta-metragem se juntam à comunidade ribeirinha para ver, na “telona”, em pleno campo de areia de futebol, o resultado do trabalho executado em junho deste ano.
O projeto, contemplado na Lei Paulo Gustavo para ações na área do audiovisual da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, conta com o apoio cultural da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), do Centro de Artes Integradas do Amazonas (Caia) e da Pousada Garrido.
O filme, que se passa em uma típica sala de aula de uma escola ribeirinha, além de abordar temáticas relevantes, como a valorização da ciência e o combate ao garimpo, apresenta ao público um herói amazônico pouco retratado nas conversas do cotidiano, mas que possui um legado histórico grandioso.
O diretor e roteirista do filme, Bruno Pereira, conta que a ideia de abordar a história desse grande herói surgiu quando ele ainda estava no ensino fundamental.
“Eu não lembro qual era a série, mas eu lembro da história de Ajuricaba, que eu li, tinha uns quadros, e aí isso ficou desde então nos meus pensamentos. Quando eu terminei de escrever esse roteiro de ficção de um herói amazônico, na hora assim, de imediato, eu falei: eu tenho que escrever sobre esse herói. E praticamente surgiu assim essa questão de escrever o meu herói”, compartilhou o cineasta.
O herói do curta-metragem é interpretado pelo jovem ribeirinho Darlisson Ramoz, de 21 anos, que vivenciou a sua primeira experiência na 7ª arte. Ele compartilha sobre os desafios e qual a expectativa para a estreia.
“A minha expectativa tá muito grande, não só a minha, mas a de toda minha família e todos os meus amigos que viram ali o projeto acontecer e tal. Então, a gente tá muito ansioso pra poder ver o filme completo com todo o pessoal. É uma honra pra mim poder participar desse projeto. Só quero agradecer a cada um que me ajudou, que fez isso acontecer”, disse o jovem ator.
O curta-metragem, que apresenta paisagens exuberantes, experiências do povo ribeirinho, diálogos importantes e muitos talentos amazônicos, também será exibido em Manaus. As datas de exibição serão divulgadas pela equipe de produção nas próximas semanas.
Sinopse
O grande de dia chegou para os alunos da comunidade ribeirinha de Tumbira. Todos apresentarão seu herói e o que ele pode fazer para acabar com o covid-19 e o garimpo que tem assolado as comunidades ribeirinhas. Niara apresentará um herói esquecido que deixará todos boquiabertos.