Brasil oferece bolsas de pós para estudantes da América Latina e Caribe
Oferta é de bolsas de mestrado e doutorado, no formato sanduíche, para estudantes de instituições de países vizinhos
Brasília – A Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) abriu a fase de inscrição de candidatos para a primeira edição do Programa Move La América, que oferta bolsas para que estudantes d e outros países da América Latina e do Caribe complementem seus estudos no Brasil. O prazo para apresentação de candidaturas vai até 8 de agosto. O número de vagas de cada instituição de ensino superior brasileira participante da iniciativa pode ser acessado no site da Capes.
Com o Move La América, a CAPES promove a internacionalização do Sistema Nacional de Pós-Graduação o e o intercâmbio de conhecimentos dentro do território nacional. O programa concederá até 500 bolsas de mestrado-sanduíche, com duração de dois a três meses, e 300 de doutorado-sanduíche, por período de dois a seis meses.
A apresentação da candidatura deve ser realizada pelos estudantes estrangeiros por meio do Sistema de Inscrições da CAPES (Sicapes). As três rodadas de seleção pelas IES acontecerão de 15 a 22 de agosto, de 29 de agosto a 5 de setembro e de 12 a 19 de setembro. As pró-reitorias farão as homologações de 26 de setembro a 3 de outubro. Os resultados desta etapa serão conhecidos a partir de 8 de outubro.
Cumpridas essas etapas, ocorre a análise técnica, até 7 de novembro, seguida pelo resultado preliminar, a partir do dia 8. Os candidatos terão dez dias corridos para recorrer. A divulgação final será a partir de 26 de novembro. O início das atividades está mantido para o primeiro semestre de 2025.
Sobre o Programa
O Programa Move La América é uma ação da CAPES para internacionalizar a pós-graduação brasileira, atraindo pesquisadores dos outros países da América Latina e das nações caribenhas com a concessão de bolsas de mestrado-sanduíche e doutorado-sanduíche para que complementem seus estudos no Brasil.