Justiça aceita denúncia e policiais viram réus suspeitos de chacina na AM-010

Manaus – O Juízo da 2ª Vara do Tribunal do Júri Popular da Capital recebeu nesta terça-feira (21), a denúncia ofertada pelo Ministério Público do Amazonas (MPAM), no dia (8), contra 16 policiais militares das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), por envolvimento no caso da  Chacina do Ramal Água Branca, na rodovia AM-010. A prisão cautelar dos policiais foi mantida, por mais 90 dias, período em que devem ocorrer sucessivas revisões da situação prisional dos envolvidos.

Conforme a denúncia, os 16 agentes policiais assassinaram Alexandre do Nascimento Melo, Valéria Pacheco da Silva, Diego Máximo Gemaque e Lilian Daiane Gemaque, na madrugada do dia 21 de dezembro de 2022.

A denúncia foi assinada pelos Promotores de Justiça Armando Gurgel Maia, Clarissa Moraes Brito, Lilian Nara Pinheiro de Almeida e Marcelo de Salles Martins, tendo por base diligências e peças informativas produzidas pela Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros e também pela 61ª Promotoria de Controle Externo da Atividade Policial, a cargo do Promotor de Justiça Armando Gurgel Maia.

“Em síntese, os 16 policiais militares foram denunciados pelo crime de homicídio qualificado, que impossibilitou a defesa das vítimas, cometido por quatro vezes. A acusação foi produzida com base em provas colhidas nos autos, que asseguram a participação dos policiais e de suas respectivas equipes na prática criminosa”, resumiu o Promotor de Justiça Armando Gurgel Maia.

Relembre o caso

Dois homem e duas mulheres identificadas como sendo os irmãos Diego Máximo Gemaque e Lilian Daiane Máximo Gemaque, e o casal Valéria Luciana Pacheco da Silva e Alexandre do Nascimento Melo foram encontrados com marcas de execução dentro de um carro no ramal Água Branca, quilômetro 32 da rodovia AM-010.

Segundo informações, a polícia foi acionada via Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), para atender uma ocorrência de um triplo homicídio, chegando no local foram encontrados duas mulheres e um homem dentro do carro modelo Ônix da cor branca e mais um corpo dentro do porta malas do veículo.

Câmeras de segurança registraram o momento em que duas viaturas da Rocam seguem o carro modelo Onyx onde estavam as quatro vítimas. Imediatamente foi instaurado um inquérito militar para apurar a conduta dos policiais.

Fonte: D24AM

ANTERIOR VÍDEO: Alunos são apreendidos após roubarem computadores de escola em Manaus
PRÓXIMO VÍDEO: Homem assalta drogaria e tira selfie após o crime em Manaus