VÍDEOS: General anuncia golpe de estado na Bolívia e militares cercam sede do governo
Tanques do Exército tomaram a Praça Murillo, em La Paz, onde fica a sede do governo boliviano. O presidente Luis Arce denunciou “mobilizações irregulares”
O general do Exército, Juan José Zúñiga, anunciou à imprensa a execução de um golpe de estado contra o governo do presidente Luis Arce, na Bolívia. Na tarde desta quarta-feira (26/6), os militares tomaram a Praça Murillo, sede do governo, em La Paz. “A mobilização de todas as unidades militares busca expressar descontentamento com a situação do país”, disse Zúñiga.
O comandante do Exército chegou ao Palácio Quemado em um tanque de guerra e exigiu “mudança de gabinete”.
Mais cedo, o presidente boliviano, Luis Arce, denunciou “mobilizações irregulares” de militares, enquanto tropas e tanques se posicionavam na frente da sede do governo.
“Denunciamos mobilizações irregulares de algumas unidades do Exército Boliviano. A democracia deve ser respeitada”, escreveu o presidente na rede social X.
O ex-presidente Evo Morales também denunciou a gestação do golpe. “Gesta-se o Golpe de Estado. Neste momento, pessoal das Forças Armadas e tanques se mobilizam na Praça Murillo”, disse Morales na rede social X. “Convocamos uma Mobilização Nacional para defender a Democracia frente ao golpe de Estado que é gestado e liderado pelo general Juan José Zuñiga, comandante do exército”, declarou em outra mensagem na rede social.
Reação internacional
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) informou à imprensa que pediu informações ao governo da Bolívia sobre a denúncia de uma tentativa de golpe de Estado no país. Ainda nesta quarta-feira, o presidente brasileiro vai se encontrar com o assessor especial Celso Amorim e com o chanceler Mauro Vieira para uma reunião de emergência sobre a tentativa de golpe no país vizinho.
“Eu fui informado agora. Pedi para o meu ministro [das Relações Exteriores] entrar em contato para a gente ter certeza, porque a gente não pode ficar anunciando coisa que depois não acontece”, disse Lula ao ser questionado.
“Eu quero informações. Eu pedi para o ministro Mauro [Vieira] ligar par a Bolívia, ligar para o presidente, para o embaixador brasileiro, para a gente ter certeza e dar uma posição. Como eu sou um amante da democracia, eu quero que a democracia prevaleça na América Latina. Golpe nunca deu certo”, acrescentou ainda Lula.
A Organização dos Estados Americanos (OEA) “não tolerará qualquer forma de violação da ordem constitucional” na Bolívia, declarou o secretário-geral da entidade, Luis Almagro, ao condenar as mobilizações irregulares do Exército boliviano diante da sede do governo em La Paz.
“Expressamos nossa solidariedade ao presidente Luis Arce Catacora. A secretaria-geral da OEA não tolerará qualquer forma de quebra da ordem constitucional legítima na Bolívia, nem em qualquer outro lugar”, disse Almagro em Assunção, onde ocorre até sexta-feira a assembleia-geral da organização.
VEJA VÍDEOS:
🚨🇧🇴 ALERTA MÁXIMA: Evo Morales denuncia un Golpe de Estado en Bolivia en pleno desarrollo
«En este momento se despliega personal de las Fuerzas Armadas y tanquetas en la Plaza Murillo».pic.twitter.com/51kfeBpefg
— El Necio (@ElNecio_Cuba) June 26, 2024
Tomamos dimensión que un auto del ejército le dio de lleno al Palacio del Quemado???? Lo que pasa en Bolivia es un GOLPE DE ESTADO. Nuestro Gobierno se tiene que posicionar ya mismo en contra de este ataque a la democracia boliviana. pic.twitter.com/qzsh935bqL
— Gonza Carranza 🏳️🌈 (@gonzaIcarranza) June 26, 2024
🚨| ÚLTIMA HORA: Militares bolivianos se alzan y dan golpe de estado contra el gobierno socialista de Luis Arce. Los militares se cansaron del comunismo y el crimen. Tiemblan los comunistas en Bolivia y la región. 🇧🇴 ¿Apoyas este movimiento militar contra la izquierda en Bolivia? pic.twitter.com/ezodWgiuos
— Eduardo Menoni (@eduardomenoni) June 26, 2024
Presidente de Bolivia Luis Arce denuncia golpe de estado e insurrección de unidades militares. Es la continuación del golpe fascista que derrocó al Presidente Evo Morales en 2019. pic.twitter.com/gzfnNFhQ0p
— Samuel Moncada (@SMoncada_VEN) June 26, 2024
Presidente @NicolasMaduro denuncia la ejecución de un golpe de estado en Bolivia. Llama a todo el pueblo boliviano a defender su democracia.
¡No a la violencia, no al fascismo! pic.twitter.com/ru9CmDpprr
— Roi Lopez Rivas (@RoiLopezRivas) June 26, 2024
Duele Bolivia, como en el Plan Cóndor y como hace 500 años atrás.
¿Cómo no sentirse hermanas y hermanos de otra democracia avasallada?
¿Cuánto más hay que soportar que quieran a Latinoamérica para atrás?
Golpe de Estado, ¡Nunca Más! pic.twitter.com/iSdqkojZu8
— Revista Cítrica (@revistacitrica) June 26, 2024
🚨🇧🇴 ALERTA MÁXIMA: Extensa movilización militar en Bolivia
El presidente Luis Arce dice que son "movilizaciones irregulares", mientras el expresidente Evo Morales lo cataloga como "golpe de Estado".pic.twitter.com/wQMykRBtvl
— El Necio (@ElNecio_Cuba) June 26, 2024
¡Intento de Golpe de Estado en Bolivia! Militares intentaron ingresar al Palacio de Gobierno, pero el presidente Luis Arce lo impidió enfrentándose al General golpista Juan José Zuñiga pic.twitter.com/6ZHVS1SRQX
— Chacotero (@ChacoteroPeru) June 26, 2024