Projeto de educação ambiental para ribeirinhos vence prêmio nacional do CNJ

Barco Escola é fruto de parceria entre o TRT-11 e startup Tree Earth

Aulas para comunidades ribeirinhas a bordo de um barco regional e plantio de mudas nativas da Amazônia. Foi com essa proposta que o projeto Barco Escola, uma parceria entre o Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT-11) e a startup Tree Earth, venceu o prêmio Juízo Verde 2024, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O reconhecimento se deu na modalidade Boas Práticas do Poder Judiciário, no eixo “Sustentabilidade e Meio Ambiente”. A iniciativa foi considerada inovadora pelo CNJ na temática de sustentabilidade na perspectiva ambiental.

O projeto do Barco Escola prevê o plantio de mil mudas nativas, educação ambiental e de justiça trabalhista, além de capacitação empreendedora junto a escolas municipais no entorno do Lago do Puraquequara, na zona rural de Manaus.

Em 2023, um convênio entre o TRT-11 e a Secretaria Municipal de Educação (Semed) marcou o início oficial do projeto. A startup Tree Earth, parceria do TRT na iniciativa, é a responsável pelo georreferenciamento das árvores plantadas e também é quem coordena os trabalhos a bordo da embarcação regional.

A parceria prevê a recuperação ambiental de áreas degradas, educação ambiental, compensação ambiental para a ISO 14.000 e o GHG Protocol, que é o Protocolo de Gases do Efeito Estufa.

Prêmio Juízo Verde

Criado para homenagear iniciativas de proteção do meio ambiente ou que contribuam com a produtividade do Poder Judiciário na área ambiental, o Prêmio Juízo Verde busca disseminar práticas inovadoras implementadas pelos tribunais no País.

A premiação levou em consideração critérios como inovação, resolutividade das demandas ambientais, impacto territorial e/ou social, eficiência, garantia de direitos humanos e respeito a povos e comunidades tradicionais, além da replicabilidade.

A cerimônia aconteceu nesta quarta-feira, 5 de junho, na sede do CNJ, em Brasília, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

ANTERIOR Inscrições no Enem 2024 são prorrogadas até 14 de junho
PRÓXIMO Agendamento para emissão do novo RG abre neste domingo em Manaus