Festival de Parintins será transmitido pela Globo
O anúncio foi feito pelo governador do Amazonas hoje (02/05), após reunião com as diretorias dos bumbás Caprichoso e Garantido.
Este acontecimento marca um momento significativo para o evento que é um dos maiores representantes da cultura folclórica brasileira.
Este novo interesse por parte de uma das principais emissoras do país ocorreu após a marcante participação de Isabelle Nogueira, cunhã-poranga do Boi Garantido, no Big Brother Brasil 24. Isabelle conseguiu chegar à final do reality show, e durante sua estadia na casa mais vigiada do Brasil, ela não só compartilhou aspectos da sua cultura como também contou a história dos bois-bumbás de Parintins, capturando a atenção do público e da mídia.
E Acrítica, como fica?
Com a confirmação da transmissão pela TV Globo, Parintins alcança um novo patamar de visibilidade. Além da emissora carioca, a TV Acrítica, que já possui uma longa tradição na transmissão do evento, continuará a levar o festival até os lares dos brasileiros. Essa cobertura promete ampliar ainda mais o alcance e a influência cultural do evento que ocorre anualmente na ilha de Parintins.
A transmissão do Festival de Parintins pela TV Globo e TV A Crítica não apenas proporciona uma janela para o Brasil mergulhar em uma de suas mais coloridas e vibrantes tradições culturais, mas também reafirma o valor da cultura popular brasileira no cenário nacional.
Sobre o Festival de Parintins
O Festival de Parintins é celebrado todos os anos em junho e se destaca principalmente pela sua rica manifestação cultural que inclui música, dança e a encenação da lenda dos bois Caprichoso e Garantido.
Essa festa folclórica teve sua origem em 1965, idealizada por um grupo de amigos da Juventude Alegre Católica com o intuito de arrecadar verba para a construção da Catedral Nossa Senhora do Carmo.
A festividade narra a intrigante história de Mãe Catirina e Pai Francisco. Catirina, grávida, deseja comer a língua do boi mais bonito da fazenda, levando Francisco a sacrificar o animal para satisfazer o desejo de sua esposa.
Após o boi ser encontrado morto, um pajé é chamado e realiza um milagre ressuscitando o boi.
O patrão, aliviado e feliz pela volta do animal, decide perdoar o casal e celebra com uma grande festa, simbolizando a resolução dos conflitos e a união da comunidade.