VÍDEO: Luan diz estar indignado e que pretende ir embora para os EUA
O estudante amazonense Luan Gabriel Aguiar Gama, de 11 anos, criticou em vídeo no Instagram o procurador-geral do Estado do Amazonas, Marcelo Augusto da Cunha, que opinou contra ele fazer teste para avançar de série e cursar Licenciatura em Matemática na UEA (Universidade do Estado do Amazonas). Luan passou no vestibular em 2023 e disse que pretende “zarpar para os Estados Unidos”.
“Eu estou absolutamente indignado com isso. Não admito isso, as pessoas ficam me limitando porque eu sou uma criança. Manaus não está mudando. Inclusive, eu já estou fazendo uma prova para ir embora lá para os Estados Unidos, para eu zarpar daqui”, disse.
O estudante disse que pretende concorrer uma vaga na Ivy League, que é um grupo de oito universidades, a maioria no nordeste dos Estados Unidos.
Em janeiro, o juiz Marcelo Manuel da Costa Vieira determinou que a UEA (Universidade do Estado do Amazonas) reservasse a vaga para Luan e que a Seduc (Secretaria de Educação do Amazonas) realizasse, no prazo de 45 dias, exame para avanço de nível escolar, sob alegação de que ele é “superdotado”.
No entanto, o procurador do Estado, Marcelo Augusto da Cunha, defendeu que a formação do estudante ocorra pelas etapas previstas na legislação brasileira: pré-escola, ensino fundamental e ensino médio.