FIM DO MUNDO? Asteroide se aproxima da Terra: ‘potencialmente perigoso’, diz Nasa
EUA — A National Aeronautics and Space Administration (NASA) informou que um asteroide quase do tamanho do estádio do Maracanã, com cerca de 271 metros de diâmetro, está se aproximando da Terra. Conhecido como 2008 OS₇, o objeto espacial foi classificado pela NASA como ‘potencialmente perigoso’. O fenômeno vai passar nesta sexta-feira (2) e ocorrerá às 11h41, no horário de Brasília.
Essa classificação foi dada porque a órbita do asteroide se cruza com a da Terra. Mesmo assim, os cientistas garantem que não temos que nos preocupar.
O 2008 OS₇ vai passar a uma distância de 2,8 milhões quilômetros do nosso planeta. Para os astrônomos, isso é relativamente perto, mas não chega a ser raspando.
Para a NASA, asteroides ‘potencialmente perigosos’ são aqueles que possuem um diâmetro superior a 140 metros e se aproximam a uma distância mínima de 7,5 milhões de quilômetros da órbita da Terra ao redor do Sol.
Essa classificação é uma medida de precaução para monitorar objetos espaciais que podem representar um risco potencial de colisão com o planeta.