Praia da Ponta Negra volta a ser liberada para banhistas em Manaus
Em uma decisão anunciada pelo prefeito de Manaus, David Almeida, nesta terça-feira (26), a Praia de Ponta Negra, parte integrante do complexo turístico local, foi finalmente desinterditada para o banho no rio Negro. A medida vem em resposta à elevação da cota do rio, que atingiu a marca de 17,94 metros, refletindo o aumento constante do nível de água nos últimos dias.
Desde o dia 2 de outubro, a popular praia estava proibida para o banho devido à significativa vazante que afetou o Estado e o município de Manaus ao longo de 2023. A interdição, inicialmente uma precaução diante da imprevisibilidade das condições do rio, agora é revertida com a superação da marca dos 17 metros.
O município observou um aumento de mais de 2 metros no nível do rio Negro desde o mês de outubro, o que levou as autoridades a revisarem a proibição. Com a nova decisão da prefeitura, os banhistas agora têm permissão para desfrutar novamente da beleza natural da Praia de Ponta Negra. No entanto, a prefeitura enfatiza a importância de seguir as normas de segurança e prevenção contra afogamentos, as quais foram amplamente divulgadas em diversos meios de comunicação e nas placas informativas do parque.
A decisão inicial de interditar a praia foi motivada pela proximidade entre o fim do aterro perene da área e o leito natural do rio. Essa proximidade poderia resultar em alterações no terreno, como a formação de buracos, desníveis e depressões. A prefeitura buscou embasamento técnico por meio de laudos e levantamentos solicitados ao Serviço Geológico do Brasil (SGB), contando também com medições do Corpo de Bombeiros do Estado do Amazonas (CBAM) para garantir a segurança dos frequentadores.