Em meio a plano de invadir a Guiana, Maduro marca visita a presidente da Rússia Vladimir Putin

A visita do ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, tem gerado preocupação internacional, uma vez que Maduro planeja invadir a Guiana para anexar uma região rica em petróleo, conhecida como Essequibo.

O objetivo da viagem de Maduro a Moscou é trazer a Rússia para a crise com a Guiana e mostrar apoio do governo russo a Caracas. A Rússia tem sido uma aliada da Venezuela desde o governo de Hugo Chávez, se tornando também um grande fornecedor de armas para o país sul-americano. A visita de Maduro a Putin é vista como uma tentativa de buscar apoio e respaldo nas ações de invasão planejadas.

Por outro lado, os Estados Unidos têm demonstrado apoio à Guiana, adversária da Venezuela nesse conflito territorial. Nesta quinta-feira (7), foi anunciado que os EUA auxiliaram o Exército guianense em uma manobra militar, realizando o sobrevoo de aeronaves. O governo americano declarou “apoio inabalável” à Guiana, posicionando-se contra qualquer ação de invasão por parte da Venezuela.

A região de Essequibo é alvo do interesse de Maduro devido à sua riqueza em petróleo. Essa área representa dois terços do território guianense e, por isso, Maduro chegou a divulgar um novo mapa da Venezuela, incorporando essa região disputada. Além disso, um general foi nomeado como governador regional dessa área.

Apesar do apoio simbólico dado à Venezuela, a Rússia tem tomado um tom apaziguador em relação ao conflito com a Guiana. O Ministério das Relações Exteriores russo tem buscado uma postura mais diplomática, evitando uma escalada de tensões. É importante observar como a Rússia irá se posicionar diante dessa crise e se irá apoiar Maduro em suas ações.

A comunidade internacional tem demonstrado preocupação com a situação, uma vez que essa crise pode levar a uma escalada militar na região. A invasão da Guiana por parte da Venezuela teria repercussões graves, que vão além da disputa territorial, afetando a estabilidade na América Latina.

A visita de Nicolás Maduro à Rússia e seu plano de invasão da Guiana são questões que geram preocupação na comunidade internacional. Enquanto Maduro busca apoio russo, os Estados Unidos declararam apoio à Guiana, posicionando-se contra qualquer ação de invasão. A região de Essequibo é de grande importância econômica para a Venezuela, devido aos seus recursos de petróleo. Resta acompanhar o desenvolvimento desse conflito e sua repercussão na região.

ANTERIOR Grupo é preso no interior do Amazonas por fazer loteria sem autorização
PRÓXIMO Mãe e filha morrem em acidente provocado por motorista bêbado