Família abandonada idosa deficiente sozinha, cercada por lixo e com comida podre
PARINTINS (AM) — Durante a Operação Virtude em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), policiais civis da Delegacia especializada da Polícia (DEP) resgataram, nesta quarta-feira (18/10), uma idosa de 77 anos, que estava em situação de abandono e negligência familiar, na própria casa localizada no bairro São Vicente de Paula, naquele município.
A ação faz parte da Operação Virtude, coordenada nacionalmente pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que tem foco no combate à violência contra a pessoa idosa.
Conforme a delegada Marna de Miranda, titular da unidade policial, as diligências iniciaram após recebimento de denúncias pelo número (92) 98178-8088, o WhatsApp da delegacia, informando que a idosa, que é deficiente visual, estava em situação de abandono, em condições degradantes e com a saúde debilitada.
“De imediato nós nos deslocamos até a residência, onde encontramos a vítima em meio ao lixo, e sem ter como se locomover naquele ambiente em estado de decadência, com alimentos estragados e móveis se deteriorando”, relatou Marna.
Ainda segundo a autoridade policial, uma equipe de resgate foi acionada e encaminhou a idosa a uma unidade hospitalar da localidade, onde ela recebeu atendimentos médicos, e ficará internada em decorrência de seu estado de desnutrição.
“Já conseguimos identificar alguns familiares dela, no entanto, eles não foram localizados. Um Inquérito Policial (IP) foi instaurado para apurar os crimes de abandono e por expor o idoso à perigo à sua integridade e saúde, física ou psíquica, conforme os artigos 98 e 99 do Estatuto do Idoso”, afirmou a delegada.