Departamento dos EUA busca diminuir tempo de visto de visitantes

Washington – O Departamento de Estado está comprometido em facilitar viagens legítimas aos Estados Unidos ao mesmo tempo em que protege a segurança nacional. Por esse motivo, os Estados Unidos estão em busca de reduzir o tempo de espera para as entrevistas de visto de visitante.

Muitos solicitantes de vistos americanos são obrigados pela lei dos Estados Unidos a comparecer pessoalmente. No entanto, as restrições locais em tempos de pandemia para locais públicos, como sessões consulares no exterior, restringiram a capacidade de atender os solicitantes de visto.

Isso reduziu o número de pedidos de visto que o Departamento poderia processar. Agora que a maioria dos países suspendeu as restrições, 96% dos consulados e embaixadas podem fornecer serviços rotineiros de vistos. A combinação da demanda reprimida dos últimos dois anos combinada com a demanda sazonal regular resultou em tempos de espera prolongados para entrevistas de visto dos EUA em alguns locais – principalmente para solicitantes de visto de visitante que estão fazendo a solicitação pela primeira vez e solicitantes de visto de imigrante de certos países.

O Departamento de Estado está reduzindo com sucesso os tempos de espera para entrevistas de visto em todo o mundo. O departamento dobrou a contratação de funcionários do Serviço de Relações Exteriores dos EUA para fazer esse trabalho importante, o processamento de vistos está voltando ao ritmo normal mais rapidamente do que o projetado e, no ano fiscal de 2023, o EUA espera atingir os níveis de processamento de vistos pré-pandemia.

A partir de janeiro, o tempo médio de espera em todo o mundo para uma entrevista de visto de visitante (B1/B2) é de cerca de sete semanas, informa o Departamento de Estado, “e os solicitantes com necessidades urgentes de viagem que atendem a certos critérios podem solicitar uma entrevista de emergência, geralmente disponível dentro de dias”. O tempo de espera varia de acordo com os locais, portanto, o planejamento antecipado é importante.

Progresso nos bastidores

A fim de melhorar o processo de solicitação de visto e evitar tempos de espera mais longos para entrevistas em países com alta demanda, o Bureau de Assuntos Consulares do Departamento de Estado está usando novas ferramentas com o intuito de agilizar o processo e aprimorar o atendimento ao cliente, incluindo:

Isenção de entrevistas pessoais quando possível, especialmente para candidatos não imigrantes que já tiveram um visto de visitante e viajaram recentemente. Quase metade dos 7 milhões de vistos de não imigrante emitidos no ano fiscal de 2022 foram emitidos sem uma entrevista pessoal. Para saber se você se qualifica, visite o site da Embaixada mais próxima em gov* ou visite a página do site “Embaixada e Consulados do Brasil” contendo informações sobre vistos de não imigrante.

Compartilhamento de cargas de trabalho entre Embaixadas e Consulados dos EUA visando ajudar as unidades com altos tempos de espera para agendamento de visto. Por exemplo, os funcionários consulares dos EUA em um local com menor tempo de espera para não imigrantes agora podem analisar remotamente milhares de pedidos de visto de não imigrante para candidatos que não precisam de entrevista, liberando a capacidade de entrevista em países com tempos de espera mais longos.

Acréscimo de novas ferramentas no site de viagens do Departamento de Estado*, permitindo que qualquer pessoa visualize e compare os tempos de espera nas Embaixadas e Consulados para entrevistas de visto de não imigrante, e solicitações de dispensa de entrevista. Se o tempo de espera for longo onde você mora, é possível optar por solicitar em qualquer lugar do mundo.

“Implementamos eficiências que nos permitem trabalhar mais com menos recursos, ao mesmo tempo em que protegemos a segurança nacional”, afirma o Departamento de Estado.

ANTERIOR VÍDEO: Idoso sofre queimaduras em explosão por vazamento de gás em Manaus
PRÓXIMO VÍDEO: Grávida de 9 meses é morta a pauladas pelo marido; bebê não resistiu